Secretário Antônio Casali afirma que cidade não será fábrica de multas, mas motoristas só se conscientizam quando “pesa no bolso”
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, disse que os radares reduziram em muito os acidentes na cidade. Somente em um ponto, no cruzamento das ruas Minas Gerais e Pe Izidoro Cordeiro Paranhos, onde era registrado pelo menos um acidente por dia, hoje a queda é de 80%. Para ele, o grande motivo da redução se deve à instalação do radar, antes de chegar no respectivo cruzamento, pois os motoristas já diminuem a velocidade. “Votuporanga não será nunca uma fábrica de multas, mas os condutores só se reeducam quando mexe no bolso”, disse. Ele divulgou que somente multas envolvendo motoristas dirigindo usando celulares, foram 1.381 em 2012; em 2013, 2.174.
Casali disse que muitos pontos na cidade precisam de radar, mas antes deve ser feito um estudo. Locais apontados como críticos são a rua Paraíba e as avenidas República do Líbano e Vale do Sol.
Já a avenida Wilson de Souza Foz deve receber semáforo em breve, principalmente no cruzamento com a 9 de julho e a José Marão Filho.
Estacionamento
Casali também disse que deveria existir um melhor uso das vagas de estacionamento na região central da cidade, dentro da Área Azul. Na semana passada ele teve uma reunião com a ACV (Associação Comercial de Votuporanga) e o Centro Social, que apontaram que, mesmo com os 49 agentes atuando em 62 quarteirões, não existem mais vagas. Ele explicou que muitos que trabalham no comércio estacionam os carros na região central durante todo o dia, o que prejudica o consumidor que deseja fazer suas compras ou até mesmo ir a um banco. Casali estuda uma proposta para mudar isso: se a permanência por duas horas for desrespeitada, o valor cobrado poderá ser maior. “Nós queremos que as pessoas tenham em mente que a Área Azul deve ser utilizada em rotatividade. Faremos uma grande campanha de conscientização”, falou.
E para que mais vagas de estacionamento sejam criadas, a pasta estudará em parceria com a Prefeitura uma maneira para que a rua São Paulo seja destinada para isso. Caso aprovada, cerca de 100 vagas serão oferecidas. “Temos que estudar bem isso, porque esta via é de muito fluxo. Talvez entre a Mato Grosso e Piauí seja viabilizado, porque existe muita guia rebaixada por lá”, falou.