Aproximadamente 30 cachorros estavam em uma chácara localizada na Estrada do 27, às vezes, alimentados com osso de vaca
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Mais uma vez, a situação de maus-tratos a animais assusta e preocupa Votuporanga. Agora, 30 cães foram encontrados em más condições, em uma chácara localizada na Estrada do 27. Alguns estavam amarrados, tomando chuva, bebendo água barrenta e até sendo alimentados com ossos de vaca. O proprietário alega que eles são usados na caça a javalis, o que é regulamentado no Brasil, e disse que possui autorização para esta prática.
Do total dos cachorros, quatro foram levados pela Polícia Militar Ambiental. Outros cinco, o próprio dono pediu que fossem encaminhados para o Centro de Zoonoses. Leonardo Brigagão, presidente da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais), disse que, dos 30, cinco animais têm outros proprietários, que foram buscá-los na chácara. O restante continua lá e a orientação da Polícia Ambiental e Spavo é que sejam cuidados por médicos veterinários e que tenham melhores condições de vida.
Há um ano e meio na Spavo, Leonardo já atendeu mais de 150 denúncias. “Fiz várias queixas à polícia. Até perdi as contas, quase toda semana vou depor na delegacia para punir aqueles que cometem crimes contra animais. Brigo toda semana na Câmara Municipal para ter um hospital público, que creio que sairá em breve, e conseguimos um Castramóvel doado por um empresário, que começará a ser utilizado em breve”, disse.
Ele comentou ainda que não se conforma que a caça a javalis seja autorizada no país.