Profissional é técnica em edificações, formada pelo IFPS, e trabalha há dois anos na empresa, atuando em sua 3ª obra
Durante muito tempo na história da humanidade, quando as mulheres não ocupavam papéis secundários, tinham seus direitos restringidos. Mas para quem pensou que elas desistiriam, temos hoje o belo exemplo de várias mulheres à frente do pode público, deputadas, vereadoras, prefeitas, governadoras e até mesmo a presidenta. Todas elas são vencedoras e têm provado que a mulher do mundo contemporâneo ocupou seu merecido espaço.
Ao analisar o comportamento da força do trabalho feminino no Brasil nos últimos 30 anos, o que chama a atenção é o vigor e a persistência do seu crescimento. Com um acréscimo de mais de 40 milhões de trabalhadoras de 1976 até os tempos atuais, as mulheres desempenharam um papel muito mais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa.
O que faz crescer ainda mais o espaço das mulheres no mercado de trabalho são empresas que acreditam e investem no potencial delas. Em Votuporanga, há como exemplo a LRJ Engenharia e Construção, que é pioneira na contratação de mão de obra feminina em canteiros de obra.
Dilma Siqueira, de 27 anos, é técnica em edificações, formada pelo IFPS (Instituto Federal de São Paulo). Trabalha há dois anos na LRJ na sua 3ª obra. Há alguns meses, a empresa adquiriu a grua da empresa alemã Liehberr, junto com a aquisição do equipamento a empresa abriu oportunidade para que um de seus profissionais se especializasse para operar a grua. Dilma se candidatou à vaga, foi até Taubaté – SP (sede da Liehberr no Brasil), fez o curso teórico e prático e hoje ela é a Operadora de Guindaste de Torre da LRJ Engenharia e Construção. São exemplos como estes e como milhares de outros que acontecem ao redor do mundo todos os dias, que mostram que a mulher, assim como é perfeccionista, determinada e extremamente competente para cuidar de seus filhos, de seus lares, de seus homens, ela também é muito competente no aspecto profissional.
“A LRJ me deu a oportunidade de expandir meus conhecimentos e crescer profissionalmente”, disse Dilma Siqueira.