De acordo com o engenheiro agrônomo Ivaldo Sala, a capacitação é dirigida para técnicos do setor e produtores rurais
O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) realiza hoje, em Votuporanga, um curso gratuito sobre controle de cancro cítrico, das 8h30 às 16h, no Hotel Firenze.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ivaldo Sala, a capacitação é dirigida para técnicos do setor e produtores rurais. “O objetivo é orientar na prevenção. Esta é uma doença causada por bactéria e que traz danos para a planta, como a queda de folhas e frutos. É fundamental o agricultor ter informações sobre o cancro que tem aumentado nos últimos anos e, com a mudança na legislação, quem faz o domínio é o citricultor”, disse.
Ivaldo disse que há pesquisas para encontrar plantas resistentes à doença, mas, por enquanto, o combate é feito com a prevenção, inspeção e erradicação das contaminadas.
No curso serão abordadas questões como a importância da doença, a situação atual da incidência no Estado de São Paulo e no Brasil, a distribuição geográfica, o ciclo de contaminação, a influência do minador no citros na gravidade da infestação, sintomas, diagnose e as medidas de controle em áreas endêmicas e sob erradicação. Também haverá estudos de caso, práticas de identificação de sintomas e de testes do kit que permite o diagnóstico rápido no campo.
O cancro cítrico atinge um número crescente de pomares nos últimos anos.
Em 2012, a doença abrangeu 1,39% de talhões do Estado de São Paulo, segundo levantamento do Fundecitrus. Os relatórios de inspeções recebidos pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura, apontam que foram erradicadas 70,7 mil plantas contaminadas no segundo semestre de 2013.