Situação se normalizou por volta das 12 horas; com o temporal, a autarquia municipal deverá fazer reparos no aterro
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A represa da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Votu-poranga não aguentou a quantidade de chuva na manhã de ontem e transbordou. Os moradores da região ficaram impressionados com a situação.
A represa de captação do Córrego Marinheiro de Votuporanga – responsável pela produção de água que abastece cerca de 41% da população do município com uma média de captação de 164 litros/segundo, foi tomada pelo temporal.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Saev Ambiental, os motivos para o transbordamento são naturais e humanos. Além da forte chuva que caiu durante a madrugada na cidade, outro fator que acarretou a cheia da represa foi o crescimento da cidade no entorno da represa.
A situação só se normalizou por volta do meio-dia. Na ocasião, todas as comportas foram abertas, mas devido ao grande volume de água não foi possível evitar o transbordo da represa de captação. O fato causou prejuízos ao aterro da represa, que deverá passar por reparos.
No fim da tarde de ontem, vereadores e o superintendente da autarquia estiveram no local para analisar os danos.
Acima do nível
O jornal A Cidade já havia divulgado em fevereiro que o nível da represa estava acima. Na ocasião, a represa de captação da Saev recuperou seu nível, subindo 30 centímetros acima do seu normal. Em quantidade de água, isto significa 40 mil m3 a mais de água.