A Unifev promoveu, na tarde de ontem, dia 18, o V Fórum de Autoavaliação Institucional. O evento, realizado no auditório da Cidade Universitária, contou com a participação de colaboradores, gestores, docentes, pró-reitores, reitor, diretores da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e representantes da sociedade civil.
Durante o encontro, os comitês, formados por membros da comunidade interna, apresentaram os resultados de pesquisas evidenciando os pontos fortes e fracos de cada segmento da Instituição, assim como os planos de ação traçados para este ano.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição e corpo docente, entre outros.
Cada Instituição de Ensino Superior (IES) possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é a responsável pela coordenação do processo de autoavaliação. Na Unifev, a operacionalização dessas ações é desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação Institucional (NAI).
De acordo com o coordenador da CPA, Prof. Me. Ramon Lombardi Teixeira Nunes, nesse Fórum foram analisadas dez dimensões que abrangem desde a responsabilidade social à política de ensino.
“O processo é uma ferramenta-chave para aprimorar a qualidade de ensino e da gestão acadêmica, fortalecendo o comprometimento social da Instituição. Dessa forma, buscamos manter e aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados na área educacional de maneira permanente,” explicou.
A Unifev realiza o processo de autoavaliação institucional desde 2001. Segundo o Reitor, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, por meio dos fóruns é possível elaborar os planos de ação para elevar ainda mais o índice de qualidade do Centro Universitário de Votuporanga.
“Temos uma comissão muito competente e atuante neste segmento, o que nos permite cumprir a missão de ‘educar com excelência para o desenvolvimento pessoal e social’,” finalizou.