Administração municipal está preparando espaço que vai receber o material coletado no período de 12 a 23 de maio
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga vai realizar no mês de maio a operação Cidade Limpa, que tem a intenção de recolher os materiais inutilizados pelos moradores do município. Todo o lixo recebido será destinado para uma vala, que está em construção, chamada de bota fora de materiais inertes, nas proximidades da rodovia Péricles Belini. De acordo com a administração municipal, este é um descarte ecologicamente correto, para não haver nenhum prejuízo ambiental. Todo o processo é coordenado pela Secretaria de Obras, junto com a equipe do Meio Ambiente da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga).
O programa Cidade Limpa vai atender 100% do município, que será dividido em 10 setores. As coletas serão feitas de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. A programação está sendo definida. Os caminhões percorrerão as ruas recolhendo o material que os moradores colocarem em frente às casas, como móveis velhos, pneus, eletrodomésticos inutilizados, material reciclável, plásticos, tambores e madeiras.
A execução da iniciativa em Votuporanga neste ano é um pedido do prefeito Junior Marão para diminuir o acúmulo de lixo e entulho nas residências e, consequentemente, colaborar para a diminuição de casos de leishmaniose e dengue no município. O projeto tem o objetivo de recolher materiais sem utilidade, além de conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo e entulho.
Previsão
A previsão inicial era que o mutirão acontecesse ainda em março, porém devido às fortes chuvas neste mês e os trabalhos de manutenção que estão sendo feitos na cidade, a administração municipal decidiu adiar a realização.
Segundo o secretário de Obras, Waldir Petenucci, toda a equipe da Prefeitura está envolvida nos trabalhos de reparos nas áreas atingidas e ainda com tapa-buracos e outros serviços. “A chuva foi muito forte e ocasionou alguns problemas que temos que priorizar neste momento. Por prudência, decidimos fazer em uma nova data”, afirmou.
Além desta ação específica e em um tempo determinado, o município mantém mutirões permanentes contra a leishmaniose nos bairros e também busca nos últimos anos incentivar o uso do Ecotudo. De acordo com o Poder Executivo, essas ações surtiram resultados muito positivos.
Votuporanga não realiza o Cidade Limpa desde 2009, justamente por manter esses projetos e por ter encontrado dificuldade para descartar, ecologicamente correto, os materiais recolhidos. Porém, devido ao número de casos de leishmaniose e dengue, este ano, e também ao longo período que se passou, a Prefeitura decidiu realizar esse grande mutirão, porém as ações permanentes continuam.
A equipe da Coopervinte também atuará durante este mutirão de limpeza. Ela passará antes dos caminhões recolhendo os recicláveis e também haverá uma seleção após todo o material recolhido.