O setor supermercadista aposta no período de Páscoa para comemorar resultados mais satisfatórios em 2014, já que as vendas na época do Natal tiveram desempenho abaixo do esperado. Além dos chocolates, cujas vendas devem aumentar em 10%, o setor observa aumento também na venda dos pescados (em especial o Bacalhau), vinhos, azeites, entre outros produtos. Para os pescados, a expectativa é de alta de 5,5%; no caso do bacalhau, a alta deve chegar até 10% em relação a 2013.
De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), as vendas de produtos, se comparadas ao mesmo período de 2013, deverão crescer 5,5%. Em 2013, o setor supermercadista registrou um crescimento de 8% nas vendas do período.
A data em que ocorrerá a Páscoa este ano também pode ser um fator positivo, já que a data será em 20 de abril, período em que a população já teve acesso aos salários.
A Colomba Pascal é outro produto de destaque, que também é um dos itens de preferência do consumidor. A indústria de alimentos vem aumentando o mix de produtos ofertados e o consumidor, por sua vez, tem experimentado e consumido cada vez mais estes itens.
Preços - Diante do maior consumo desses produtos, aliado à alta do dólar em 2013, os preços devem acompanhar a inflação brasileira. Assim, os preços devem estar aproximadamente 5% mais altos em 2014, o que exige muita negociação dos supermercados para manter os preços em patamares estáveis de um ano para o outro.
Conforme explicou o presidente da APAS, João Galassi, o setor supermercadista negocia exaustivamente com os fornecedores para conseguir preços menores nos itens de Páscoa, o que resulta em aumento nas vendas. “Diante de um mercado concorrencial, os supermercadistas buscam sempre as melhores condições para os consumidores, considerando variedade de produtos, qualidade e preços atrativos”, disse.
Contratações - Outro destaque positivo para o setor supermercadista é a elevação das contratações nesta época do ano para atender a maior demanda dos consumidores na lojas. Neste ano, o crescimento das contratações deve ser 3% quando comparado com 2013.
Vale ressaltar que a Páscoa é a segunda melhor data para o setor supermercadista, ficando atrás somente do Natal. Assim, com o aumento do volume de venda, há um incremento no quadro de funcionários.
De acordo com levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados) com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, ao longo dos últimos três anos a média de incremento no número de postos de trabalho nesta época do ano é de 1.800 colaboradores.