Até o momento, o órgão da cidade recebeu mais nove pessoas em 2014; demanda pelo serviço municipal cresce a cada ano
Iara Rufato
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A violência contra os idosos preocupa em Votuporanga. O Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) atende 178 pessoas com idade acima dos 60 anos. Em 2014, nove cidadãos deram entrada no serviço.
De várias formas o idoso pode chegar ao órgão, por meio de denúncias no disque 100; DDM (Delegacia de Defesa da Mulher); Promotoria; Conselho do Idoso; Conselho Tutelar e busca espontânea.
Iara Rosane da Costa Rufato, coordenadora do Creas, afirmou para o jornal A Cidade, que a unidade está analisando a necessidade de cada caso antes de atendê-lo. “Cada situação é demorada e estamos optando por iniciar as ações, proceder e terminá-las antes de receber mais idosos. Apenas os casos emergenciais que estamos socorrendo de imediato”, disse.
Faixa etária
Segundo Iara, o órgão atende faixa etária entre 60 a 100 anos. De 60 a 70 anos, são 60 cidadãos atendidos; de 70 a 80, 64 indivíduos; de 80 a 90, 47 e de 90 a 100, apenas 7. “Quanto mais velho, mais difícil de ter autonomia. Aí é quando começa a violência”, explicou.
Casos mais comuns
A faixa etária assistida que sofre mais violência em Votuporanga é a entre 70 e 80 anos. Os casos mais comuns são negligência e abandono. Mas o órgão também atende situações de violência física e apropriação indébita, e muitos outros.
A coordenadora do Creas explicou a diferença entre negligência e abandono. O primeiro trata-se de um termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação. Já o segundo é o ato de deixar o idoso, nem visitar e não ter ninguém responsável pela pessoa.
Os atendimentos
Iara ressaltou que a unidade do município trabalha com o idoso e a família. “Fazemos visitas domiciliares e também atuamos em reuniões individuais e em grupos. Também proporcionamos passeios com as famílias e atividades lúdicas para oportunizar a socialização destas pessoas”, complementou.