Parisi já está em situação de epidemia, com 37 casos confirmados; municípios colocam em prática medidas de prevenção
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A dengue preocupa moradores da região. Muitas são as iniciativas para acabar com o mosquito Aedes Aegypti.
O jornal A Cidade entrou em contato com as secretarias de Saúde de Votuporanga, Valentim Gentil, Parisi e Álvares Florence para saber quantas pessoas já foram vítimas da doença e as ações de combate tomadas por cada Prefeitura.
Parisi
O prefeito de Parisi, Oclair Barão Bento, expediu um decreto na última quinta-feira.
O documento explica que, em decorrência de alarmante epidemia de dengue que atinge a cidade, fica autorizada a Secretaria de Administração contratar em caráter emergencial e pelo prazo de até seis meses, quatro visitadores domiciliares, com a finalidade de combater a epidemia de dengue. As despesas decorrentes do decreto correrão por conta de verbas próprias constantes do orçamento vigente.
Atualmente, são 37 casos confirmados, mais 25 suspeitos. Em 2013, foram dois casos positivos (de moradores que adquiriram a doença em outras cidades).
A secretária da Saúde de Parisi, Marli Donizete da Silva, disse que várias ações foram tomadas nesta semana, como arrastão e nebulização.
Valentim Gentil
Em Valentim Gentil há uma confirmação de dengue até o momento e outros 35 casos suspeitos, dos quais 20 exames deram negativo. Em 2013, foram 50 casos confirmados e 250 suspeitos.
Através da Secretaria de Saúde e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), várias medidas diárias de prevenção e combate à dengue são realizadas.
Os agentes de controle de vetores do município percorrem residências, comércios, empresas, escolas e terrenos para identificar possíveis focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, bem como orientar a população. Os locais de risco são acompanhados até que ocorra a eliminação dos focos de acúmulo de água. Pontos estratégicos também são vistoriados periodicamente. Sempre que há um caso suspeito, os agentes imediatamente fazem o bloqueio da área afetada e, quando necessário, a nebulização de inseticida contra o mosquito vetor. Também são pontualmente realizadas ações educativas, como palestras nas escolas e panfletagem nas residências, entre outras atividades preventivas e de conscientização.
Álvares Florence
Em Álvares Florence são três casos confirmados e 17 suspeitos. A informação é de uma enfermeira do Centro de Saúde III Nelson do Vale.
Votuporanga
Votuporanga tem 841 casos positivos de dengue, e 1.390 suspeitos. No ano passado, foram confirmados 258 e 633 suspeitos.
A Secretaria da Saúde realiza ações de intensificação para recolhimento de criadouros nos casos suspeitos e positivos de dengue, nebulização, palestras e trabalho de orientação para conscientização dos moradores com distribuição de panfletos educativos.
O processo de contratação de agentes está em andamento. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado final do concurso para a convocação dos agentes de vetor em serviço.