Andressa Aoki
O secretário estadual de Saúde, David Uip, autorizou o pagamento de hora-extra para os funcionários do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga. David esteve reunido com o deputado estadual Carlão Pignatari, que pleiteou a remuneração dos serviços dos servidores que atuam aos sábados.
Os funcionários do AME estavam trabalhando uma hora a menos de segunda a sexta-feira, para trabalharem no sábado sem remuneração.
O pedido partiu de uma indicação do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso. O ofício foi direcionado para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para que através da Secretaria competente, bem como à Organização Social de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e a secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma, para que não meçam esforços no sentido de disponibilizar à toda a população de Votuporanga e região estender o atendimento do AME aos sábados, assim como é feito em diversas outras cidades do Estado. “Fiz o documento para que Carlão intercedesse junto ao governo do Estado para que fosse paga a hora-extra trabalhada a estes funcionários”, disse Meidão, na sessão de segunda-feira.
Atendendo a solicitação do deputado Carlão, o secretário David Uip levou o fato ao conhecimento do governador Geraldo Alckmin, que imediatamente autorizou que os servidores trabalhem normalmente de segunda a sexta e que as horas em serviço aos sábados sejam pagas como horas extras.
“O vereador Meidão nos alertou sobre o fato e, imediatamente, desenvolvemos gestões junto ao secretário para que a situação fosse revista. Assim, os funcionários do AME que trabalharem aos sábados serão remunerados normalmente”, explicou o deputado Carlão Pignatari.
O pedido
O vereador justificou sua indicação de que cabe à Casa de Leis buscar soluções e assim apresentar sugestões ao poder público municipal que visem melhorar seus serviços destinados à população. “No Estado de São Paulo, os AMEs estão oferecendo atendimento também aos sábados”, disse.
De acordo com Meidão, em mais de 10 unidades, pacientes podem realizar consultas e exames aos fins de semana, aumentando em 4.800 consultas médicas ao mês, 500 consultas não médicas, 4.500 exames diagnósticos e 230 cirurgias. “Os AMEs estão atendendo oito horas por dia a cada sábado, sendo que o horário de abertura varia de acordo com cada unidade, às 7h ou às 8h. Esse atendimento aos sábados em nossa cidade, certamente contribuiria para diminuição da fila e da demanda reprimida da unidade em nossa cidade”, explicou.