Afirmação é do titular de Direitos Humanos para o jornal A Cidade, que comemora o resultado do programa de inserção social
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Eles já foram motivos de reuniões entre lideranças. Já foram alvos de sermão de padre. Já causaram medo para alguns moradores. Mas isso é passado. Votuporanga não possui moradores de rua.
A Secretaria de Direitos Humanos não tem conhecimento de nenhum caso que caracterize situação de pessoas em vulnerabilidade social. “O que existe em ocasiões eventuais são alguns indivíduos que bebem e vão dormir nas praças, causando alguns importunos aos cidadãos. Porém, sabemos que essas pessoas, que são cerca de cinco, têm residência fixa na cidade e acabam retornando às suas casas passada a situação de dependência”, explicou o secretário Emerson Pereira.
Como que foi possível solucionar este problema? Com inclusão social. Dezenove pessoas estão inseridas no programa “Votuporanga em Ação”. O projeto prevê um auxílio de um salário mínimo mais cesta básica, em troca de trabalho diário em diversos setores da Prefeitura ou em entidades assistenciais. Vale ressaltar que, além de moradores de rua, o programa também atende ex-presidiários, deficientes e LGBT.
“A pasta entende que a situação foi resolvida, principalmente porque os que tiveram a oportunidade conseguiram a inserção no mercado de trabalho e independência econômica e social”, complementou. Os ex-moradores estão exercendo diversas funções distribuídas em Secretarias municipais da Prefeitura e entidades assistenciais como Lar São Vicente de Paulo, Centro Social, Comunidade São Francisco de Assis, Comunidade Mão Amiga e Recanto Tia Marlene.
Mais vagas
Haverá mais vagas para o programa. Existe um projeto de lei do Executivo tramitando na Câmara Municipal para criação de mais 11 vagas, totalizando 30 no projeto. “Estas novas vagas serão destinadas a pessoas que estão sendo atendidas pela Comunidade Mão Amiga, grande parceira do programa. É um sinal de que o projeto está atingindo seu objetivo”, afirmou Pereira.