Ela apresentou o diagnóstico dos serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos
Simone apresentou o entraves encontrados no cuidado com o lixo
Karolline Bianconi
A diretora de divisão de Meio Ambiente da Saev, Simone Neiva Rodela, esteve na audiência pública e apresentou quais metas que deveriam ser cumpridas na cidade para melhorar o atendimento à população.
Entre os obstáculos, apontou que não há dados sobre a composição gravimétrica (quantidade proporcionada) dos lixos domiciliares e comerciais. A solução indicada é ter estudos específicos nesta área.
“Os resíduos comerciais não são quantificados separadamente; não há taxa especial para grandes volumes. A ação indicada é criação de taxa para grandes volumes/coleta diferenciada”, disse.
Mecanização
Também existe dificuldade de locomoção dos caminhões coletores devido à lentidão da coleta manual; o sugerido é que haja mecanização da coleta.
Na coleta seletiva, a Saev identificou que existe grande desistência, por parte do munícipe, de separar os resíduos recicláveis. Sendo assim, a proposta é otimizar a coleta seletiva.
Simone falou que a expectativa é aumentar a fiscalização nos tradicionais pontos irregulares de descarte de RCC (resíduos de construção civil), sendo necessária a ajuda da Prefeitura.