Mutirão será realizado na próxima semana e a esperança para que a epidemia seja controlada na cidade
Piscina com água parada no Jardim Bom Clima é criadouro do mosquito
Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
O assunto da sessão de ontem, como não poderia deixar de ser, é a epidemia de dengue. Os vereadores André Figueiredo, Eliezer Casali (presidente da Casa de Leis) e Jurandir Benedito da Silva pediram conscientização da população no controle à doença.
Denúncia
André apresentou imagem de uma piscina, foco do mosquito Aedes Aegypti, de um imóvel no Jardim Bom Clima. “Um morador vizinho da casa contraiu dengue e essa obra é do lado da casa dele. Solicitei à Secretaria da Saúde para que, de imediato, tomasse providência, mas nada foi feito”, disse.
Ele pediu apoio da comunidade para acabar com a dengue. “Se a população não tiver consciência da situação, do problema que estamos enfrentando, se não ajudar, não vai adiantar somente “Cidade limpa” (mutirão). Tem que ter consciência, circunstâncias como essa (de piscina com água parada) não devem acontecer”, ressaltou.
Criadouros
Eliezer ressaltou que só há mosquito da dengue, se houver criadouros. “A Prefeitura tem feito sua parte, buscando reforço de agentes de saúde, mas é necessária a conscientização. Tomara que as pessoas cuidem dos seus quintais”, afirmou.
Ele disse ainda que o objetivo da Secretaria da Saúde é intensificar vistoria em prédios comerciais e industriais.
O presidente da Câmara comentou um episódio que aconteceu recentemente na Casa de Leis. “Nestes dias, no jardim da Casa de Leis, caiu uma folha de coqueiro no chão. O servidor viu que na folha estava depositada grande quantidade de água e larvas do mosquito”, complementou.
Depósito de entulhos
A preocupação do Jura é com relação ao depósito de materiais após o “Cidade Limpa”. Ele citou que no ano passado, foi aberta uma cratera para descartar os entulhos provenientes do mutirão. “Temos que discutir para onde vamos destinar esse resíduo. Vamos ficar atentos”, destacou.
Cidade Limpa começa segunda
O prefeito Junior Marão anuncia em seu programa de rádio semanal que o “Cidade Limpa” terá início na próxima segunda-feira, dia 12. O programa vai ao ar hoje, às 7h, pela Rádio Cidade.
Apesar de contribuir para que os moradores retirem materiais que não são mais utilizados nos quintais e que podem ser criadouros, Marão diz que o programa não é a única saída para acabar com o mosquito. “A dengue, infelizmente, é uma realidade, não só de Votuporanga, mas de todo o país. Em 2011, tivemos 12 casos. Em 2013, tivemos um número significativo, mas neste ano, tem muitos registros. Os mosquitos criaram resistência ao tipo de veneno que se passa. Este ano não choveu, mas mesmo assim, se proliferou”.
Ele contou que a Prefeitura tem feito sua parte. Entre as ações, no começo do ano foram contratados agentes de vigilância ambiental, e em breve, um novo concurso será realizado para que mais pessoas atuem no combate de casa em casa. “Também contratamos uma equipe terceirizada para auxiliar em nossos trabalhos”, disse.
“Cidade Limpa não é a solução definitiva para se acabar com a dengue. O principal causados da doença é a pessoa que deixa um recipiente sujo, um quintal mal cuidado. Tudo isso ajuda na proliferação do mosquito. A Prefeitura faz sua parte, mas esperamos que as pessoas também colaborem”, disse.