Secretária afirma que evita aplicar multa aos moradores que se negam a atender o Secez, como forma de reforçar o vínculo
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Comitê de Dengue irá se reunir na terça-feira para buscar alternativas para o controle da doença. A informação foi transmitida pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma, durante a audiência pública realizada ontem à tarde, na Câmara Municipal.
Fabiana explicou que o comitê intersetorial (com diversos segmentos da cidade) está elaborando ações para o combate à doença.
Informatização da rede
A secretária explicou ainda que uma das medidas tomadas pelo Poder Público para ajudar na prevenção foi a informatização da rede de notificação. “O objetivo é realizar ações cada vez mais rápidas na eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”, disse.
Visitas de casas
Fabiana Parma ressaltou que a equipe de Saúde evitar aplicar multas e penalidades para moradores que não autorizam a entrada das equipes do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses). “As ações de bloqueio de criadouros são rotineiras. Se eu multo o cidadão, essas atividades ficam dificultadas. A gente estuda usar outros meios. Você perde o vínculo com a comunidade com a penalidade e nosso trabalho é de reforçar o vínculo”, frisou.
Votuporanga possui 1.859 casos da doença e 2.010 suspeitos. Os casos positivos por exames somam 217 enquanto a maioria foi constatada por clínico epidemiológico (quando o médico suspeita que a doença seja dengue).