Na gestão de 2012 a 2014, o conselho foi administrado pelo perito criminal Jesimar Zanelato
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) elege hoje sua nova presidência e diretoria. A votação acontece às 9h, no auditório do Centro Social de Votuporanga.
Na gestão de 2012 a 2014, o conselho foi administrado pelo perito criminal Jesimar Zanelato. A pedido da reportagem, ele apresentou o balanço de seus trabalhos frente ao Conseg.
Trânsito
Em julho de 2012, foi debatido sobre o trânsito local, onde várias autoridades da área e a população participaram, além de orientação defensiva com instrutor da Yamaha.
Os promotores Eduardo Boiati e José Vieira Neto, titulares da Infância e Juventude, falaram do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) realizado em 2008 com a Prefeitura. O então secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Rolandinho Nogueira, também participou.
No final do ano passado, o Conseg realizou uma campanha com distribuição de revistas em lanchonetes, restaurantes, bares e postos de combustíveis, para alertar a todos sobre o perigo de misturar bebida alcoólica e direção.
Existiram ainda reuniões voltadas ao combate às drogas, com o Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre as Drogas), representantes da Comunidade Nova Vida e do psiquiatra José Rubens Naime.
Foram abordados temas voltados à segurança pública, com palestras sobre redução da maioridade penal, ministrada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin; do juiz titular da 5.ª Vara e responsável pelas eleições deste ano, Sérgio Barbatto Jr e com o delegado Ali Wanssa, do Necrim (Núcleo Especial Criminal). O investigador Jairo Gabaldi debateu sobre pedofilia e crimes de internet.
Na área da saúde foram tratados prevenção do câncer e leishmaniose. Como em Votuporanga houve um grande número de denúncias de maus-tratos aos animais, o Conseg apresentou o assunto com a Spavo. As dificuldades financeiras da Santa Casa e a campanha “Tabela SUS: Reajuste Já”, foram tratadas também, além da arrecadação em prol da construção do Bazar do Bem, anexo ao hospital e a realização de um chá beneficente .
“Gostaríamos de ter feito muito mais. Porém, tudo aquilo que realizamos foi com afinco e dedicação. Agradecemos toda população, imprensa, membros e todos aqueles que, de uma forma ou outra, contribuíram para melhoria de nossa cidade”, encerrou Zanelato.
(KB)