Secretário de Trânsito diz que durante fiscalização ontem, foram emitidas 11 notificações; profissionais regulares se sentem desanimados
Trabalhadores devem estar em dia com a Prefeitura; ação percorreu vários pontos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O setor de Fiscalização da Prefeitura de Votuporanga realizou nesta semana inspeções em diversos pontos de mototáxis. Os trabalhos contaram com o apoio de três agentes de trânsito e da Polícia Militar.
O secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, contou que a iniciativa surgiu porque os profissionais cadastrados na administração municipal estavam reclamando dos que atuam de maneira clandestina pela cidade. “Eles estavam desanimados, uma vez que pagam seus impostos, estão em dia com as leis e existem aqueles que não colaboram em nada e ainda oferecem riscos aos passageiros”, frisou. Segundo Casali, apenas 40% dos mototaxistas do município estão regularizados.
Autuações
Toda a ação foi organizada pelo setor de Fiscalização, mas Casali passou, a pedido do jornal A Cidade, dados sobre os trabalhos.
Até a tarde de ontem, foram fiscalizadas 26 motos, sendo que deste número apenas 8 estavam regularizados. Seis mototaxistas e um dono de estabelecimento foram autuados, além de terem sido emitidas 11 notificações. “É uma profissão como qualquer outra e deve ter o registro correto”, falou.
Curso
Casali contou que, em julho, haverá um curso gratuito de orientação para os mototaxistas, proposto pela Prefeitura em parceria com o Sest (Serviço Social do Transporte) / Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Serão em média 16h/aula, que visam passar informações sobre conduta profissional, obrigações e deveres. O curso acontecerá no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil).