Intenção da Secretaria é melhorar a fluidez do trânsito não só na região central da cidade, mas também nas vias de entrada e saída
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga vai ampliar as ruas de eixos binários da cidade visando melhorar a fluidez do trânsito. Ao todo 20 quarteirões serão contemplados, não só na região central, como também em vias de entrada e saída da cidade. As placas de sinalização já começaram a ser instaladas. Os eixos binários, implantados em 2008, contribuíram de forma significativa na melhoria do trânsito,principalmente desafogando o tráfego no centro de Votuporanga. Antes da implantação deste sistema, era comum motoristas trafegarem por ruas do centro comercial, como Amazonas e Pernambuco, para atravessar a cidade.
Com as mudanças, o eixo binário da rua Bahia seguirá até a rua Dr. Wolfran Wehinger, enquanto na Minas Gerais será estendido até a rua Acre e a Itacolomi até a Rui Barbosa. “A proposta é que os veículos possam trafegar de um ponto ao outro da cidade utilizando apenas o eixo binário, sem passar pelas ruas centrais”, explica o secretário Antônio Alberto Casali. Também passarão a integrar o sistema as ruas Fioravante Davanzo (entre a Bahia e a avenida Wilson de Souza Foz) e a Dr. Wolfran Wehinger (entre a Bahia e a avenida Brasil).
Segundo especialistas, os eixos binários tratam-se de uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades. Além disso, Votuporanga não tem avenidas que ligam as regiões da cidade, por isso se faz necessária a criação desses eixos binários. O sistema é formado por vias arteriais, com semáforos e sinalização para um grande fluxo de trânsito, além de duas vias para trânsito de veículos, proporcionando mais segurança para motoristas e motociclistas, e velocidade máxima de 50 km/h.
Em todos estes novos trechos o estacionamento de veículos será permitido apenas de um lado da rua, assim como ocorre nos já existentes. Após a instalação de placas com avisos de Proibido Estacionar, a Secretaria fará a pintura de solo e, a partir de então, o novo sistema passará a funcionar de forma mais ampla. “Estamos dando continuidade ao projeto inicial de eixos binários que começou a ser implantado na cidade desde 2008. Este sistema já funciona muito bem na área central e nesta segunda etapa será estendido também para vias de confluência de entradas e saídas”, afirmou o secretário.
Casali explicou ainda que durante o período inicial de operação do sistema nos novos trechos os agentes de trânsito farão um amplo trabalho de orientação. “Os motoristas precisarão ficar mais atentos e, principalmente, respeitarem os limites de velocidade, assim como todas as sinalizações existentes”, finalizou o secretário.