No dia do Químico, a ex-aluna Carla Fernanda Fávaro conta sua história de dedicação à pesquisa e a recente conquista profissional
O momento de ascensão para os graduados em Química é o atual. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2011 pela Associação Brasileira de Química (Abiquim), o mercado de trabalho precisará, até 2020, de 200 mil a 300 mil profissionais formados na área.
Além da formação em licenciatura, o curso de Química da UNIFEV oferece complementação curricular no setor de Química Industrial. A egressa Carla Fernanda Fávaro, 30 anos, formada em 2007 pela Instituição, é o exemplo perfeito para demonstrar o quanto a área está em plena expansão de pesquisa e trabalho no Brasil. Desde sua formação, foram mais sete anos de dedicação e esforço para conquistar o seu segundo Pós-Doutorado, agora pela Universidade de São Paulo (USP).
As vivências em diferentes cidades do país em razão da paixão pelo estudo e o intercâmbio de quatro meses na University of California em Riverside não afastaram de Carla as lembranças da graduação. “O Curso de Licenciatura em Química da UNIFEV foi de grande importância na minha formação, pois é uma graduação excelente que me forneceu a base necessária para o ingresso na pós-graduação com boa colocação. Além disso, foi durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), orientado pelo Prof. Me. Waldir Perissini Junior, que conheci e me apaixonei pelo tema “Feromônio de Insetos”, o mesmo que trabalhei na pós-graduação e trabalho até hoje”, ressalta.
Hoje, 18 de junho, é comemorado o Dia do Químico, e a ex-aluna não deixa de recordar também as semanas acadêmicas como um fator indispensável para o seu desenvolvimento profissional. “Gostava muito das semanas de Química, evento que promovia instrutivas palestras e no qual tínhamos a possibilidade de preparar e mostrar experimentos para a comunidade”.
Atualmente, Carla foi aprovada no concurso para Professor Adjunto em Química Orgânica na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA. “A aprovação em 1º lugar na UESC me deixou muito feliz, pois, enfim, estou colhendo os frutos que comecei a plantar 10 anos atrás, quando iniciei minha graduação na UNIFEV”, completa.
Para os amantes e estudantes da área, a dica da egressa é direta. “Hoje, fazer uma graduação no Brasil é muito fácil e a concorrência para qualquer profissão está muito grande. Então, para ser um profissional destacado no mercado de trabalho, é preciso gostar muito de sua profissão e, acima de tudo, ter dedicação para conseguir brilhar.”