Investimento mensal para trazer os estudantes das fazendas para as unidades de ensino é de aproximadamente R$88 mil
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O transporte escolar rural de Votuporanga tem o investimento de aproximadamente R$88 mil por mês, verba que a Prefeitura disponibiliza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para trazer os estudantes das fazendas para as unidades de ensino. São atendidos, em média, 335 alunos.
São utilizados oito ônibus e três peruas Kombi, veículos que são operados pela empresa terceirizada para executar o serviço de transporte público e rural no município, a Itamarati.
A linha mais distante é a 27, chamada de Prata, onde o primeiro aluno é pego às 5h20. Ao todo, são mais de 100 pontos.
Os estudantes que moram na área rural são deixados nas escolas estaduais como, por exemplo, Manoel Lobo, SAO (Sebastião Almeida Oliveira), Cícero Barbosa Lima, Uzenir Coelho Zeitune; e unidades municipais como Faustino Pedroso, Orozília do Carmo Ferreira, Irma Pansani Marin, Mercedes Fernandes de Lima, Benedita Alves de Oliveira e Orozimbo Furtado Filho.
Para otimização dos serviços, o transporte é concentrado no período da manhã. Porém, existe uma exceção para a linha da Piedade, que fica próxima ao distrito Simonsen onde percorre também de tarde e à noite.
Para garantir vagas nos ônibus, os pais devem solicitar uma declaração de matrícula da escola e levar o documento junto com uma foto 3/4 do aluno até a Secretaria de Educação do município. Em algumas situações também pode ser solicitado um comprovante de endereço como conta de água ou energia.