A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nesta segunda-feira (2) os números de 2011 para o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), balanço que busca monitorar anualmente o desenvolvimento socioeconômico brasileiro em cada cidade. A pesquisa, que avalia a criação de empregos, as condições de saúde e o nível da educação, apontou que Votuporanga é a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, com um índice de 0,9016, como alto desenvolvimento.
O índice em Votuporanga supera o de cidades como Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Botucatu, Sorocaba, Catanduva, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, entre outras. Na região é segunda melhor posição, atrás apenas de São José do Rio Preto (0,9156). O município que teve o melhor índice foi Louveira (SP), com 0,9161.
Ainda conforme as estatísticas, o resultado da cidade está acima da média nacional, que é de 0,7320. Conforme a Firjan, os números variam de zero a um, e quanto mais próximo de um, maior é o desenvolvimento da cidade no ano. A metodologia aplicada para chegar aos resultados contou com bases bibliográficas, identificação de novas variáveis e aplicação de testes estatísticos para confirmar hipóteses e avaliar a estrutura de pesos do índice.
O prefeito Junior Marão comemora a posição de Votuporanga. “Com certeza, ver nossa cidade como uma das 10 melhores do Brasil, em qualidade de vida e desenvolvimento, é motivo de orgulho. Isso mostra, que os investimentos do poder público nos últimos anos tem refletido positivamente na vida das pessoas. Mostra a qualidade da nossa educação e saúde e ainda a pujança do município na geração de emprego e renda”, disse.
Marão ressalta ainda que o resultado também reforça a liderança regional de Votuporanga, se consolidando, a cada dia, como uma das principais cidades do noroeste paulista. “São José do Rio Preto é a maior cidade da nossa região e, por esse motivo, é referência e líder regional. E Votuporanga vem se consolidando, cada vez mais, ao lado de Rio Preto, como uma das principais cidades do nosso noroeste paulista”, afirmou.
Votuporanga evoluiu em todos os quesitos: emprego e renda, educação e saúde e todos são considerados de alto desenvolvimento. No item Emprego, Votuporanga obteve o índice 0,8317. São avaliados os seguintes aspectos: geração de emprego formal, absorção de mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade. Eles tiveram como fonte o Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo período de 2010, foi constatado índice em 0,8134.
Na Educação, foram avaliados os seguintes pontos: matrículas na educação infantil, abandono do ensino fundamental, distorção idade-série no ensino fundamental, docentes com ensino superior no ensino fundamental, média de horas/aula diárias no ensino fundamental e resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O índice foi de 0,9430, enquanto em 2010 era de 0,9229.
Já na Saúde, o índice foi de 0,9300, enquanto em 2010, era 0,9066. Foram levados em consideração o número de consultas pré-natal, os óbitos por causas mal definidas, os óbitos infantis por causas evitáveis e a internação sensível à atenção básica.