O Plano Municipal de Educação (PME) começa a ser finalizado. Lideranças e a população debateram o documento que irá traçar 20 metas para os próximos 10 anos no sábado (25/4), na Câmara de Votuporanga e Cidade Universitária. Agora, a comissão coordenadora e técnica irá formatar o projeto, que será encaminhado para o Poder Legislativo, que deve ser aprovado até junho.
Durante o evento, autoridades do município frisaram a importância do PME. “A Conferência de Educação é um marco para o nosso país, na questão da elaboração e adequação dos Planos em conjunto com a Secretaria do Estado de São Paulo e Governo Federal. Os documentos já existiam desde 2001 e, a partir de 2009, a validade ficou maior. A participação da comunidade é importante para contribuir que a educação seja cada vez melhor”, disse a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.
O vice-prefeito Waldecy Antonio Bortoloti ressaltou os investimentos na área educacional. “Aplicamos cerca de 30% do orçamento na educação. Mesmo com a queda de arrecadação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), inauguramos e reformamos CEMs e Cemeis, investindo na qualidade de ensino e capacitação dos profissionais. Votuporanga está empenhada na implantação do Plano. Este trabalho desenvolvido está muito a frente, com objetivo de melhorar processo de cidadania”, afirmou.
Francisco Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, enfatizou que Votuporanga está dentro do prazo previsto em lei para a implantação do PME.
A professora Dora Rálio, representando o Conselho Municipal de Educação, afirmou que “é importante participação da sociedade no que diz respeito à educação principalmente no país, galgar índices sempre melhores e necessita do compromisso de toda a sociedade”.
Já o dirigente de ensino, José Aparecido Duran Neto, destacou que o PME é um reflexo do que a sociedade pretende para os próximos anos.
Por sua vez, o vereador Douglas Lisboa disse que educação deve ser discutida no Brasil. “Temos que ter valorização constante dos professores e o PME prevê metas que beneficiam a educação, que será concretizado com a participação ativa de todos os envolvidos”, finalizou.