Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão esteve na semana passada na Espanha para conhecer projetos voltados à iluminação pública, geração de energia a partir de resíduos sólidos (lixo) e cidades digitais. Além de trazer muitas ideias, Marão também fez contato com empresas interessadas em se instalar no Brasil.
Segundo o prefeito, em Santander, onde esteve à convite da empresa Vivo/Telefônica, os empresários espanhóis, após receberem um material em vídeo e impresso, ficaram admirados pela infraestrutura urbana e de saneamento de Votuporanga.
Em seu programa semanal de rádio, o prefeito conta como foi a passagem pela Espanha. “Foi uma viagem excelente, muito proveitosa. Nestas cidades, Barcelona principalmente, há soluções que são copiadas pelo mundo todo. As lideranças vão até lá para ver o que eles fazem no sentido de urbanismo, mobilidade urbana e meio ambiente. Especificamente, fui ver projetos de iluminação pública, realizados por Barcelona para que a cidade tenha um serviço muito mais eficiente, moderno e com economia nas contas, o conceito dado por eles é de luminotécnica”, explicou.
Uma das empresas visitadas tem um sistema de quadros de energias. “Aqui no Brasil, até o ano passado, a responsabilidade da iluminação pública era das distribuidoras, no nosso caso, a Elektro, mas a obrigatoriedade da manutenção foi passada aos municípios. Tudo o que é referente a lâmpada, reator e luminária, é cuidado pelas Prefeituras. A parte de distribuição continua sendo da Elektro. Por causa desta responsabilidade, temos que buscar soluções muito mais eficientes e uma delas é a troca deste sistema de luminária por LED”.
Para fazer a troca do sistema de iluminação pública de Votuporanga, o município precisa de R$40 milhões. “Não temos condição de fazer isso sozinhos. A única forma de conseguir seria por meio de Parceria Público Privada, que a Câmara já fez a apreciação, analisou e aprovou o projeto, pensando naquele momento na construção do centro administrativo da Prefeitura, agora é só nós apresentarmos a proposta com assuntos específicos”, disse o prefeito.
Marão destacou ainda que foi muito importante conhecer pessoalmente os projetos realizados naquele país. “Verificamos como funciona todo o sistema e hoje podemos analisar de uma forma muito mais criteriosa, com muito mais conhecimento. Fomos a Barcelona para conhecer os projetos e também a Zaragoza, para conhecer o sistema de solução de energia por meio de resíduos sólidos. Até então, sabíamos e eu mesmo havia ido em Portugal para ver, que só grandes cidades teriam condições de gerar energia. Uma empresa de Zaragoza desenvolveu um projeto modular para cidades menores e isso está muito mais ligado à nossa realidade e existe uma possibilidade de uma empresa interessada em vir ao Brasil conhecer nossas propostas”, explicou.
Em Santander, o prefeito conheceu as cidades inteligentes, projeto desenvolvido pela Vivo/Telefônica. “Na proposta deles, por meio de aplicativos de smartphones, você tem condição de saber absolutamente tudo o que a cidade tem para te oferecer. Você sabe a hora que vai passar um ônibus naquela determinada linha, onde tem táxi, se há estacionamento vago naquela região, pelos sensores no asfalto. E há muito interesse de criar cidades modelo para o Brasil e a nossa viagem foi muito positiva em todos estes aspectos. Nossa cidade tem uma infraestrutura muito boa, temos o básico, esgoto, água, saneamento, temos condição de pensar em algo inovador para a cidade, pensar no futuro para que seja melhor a cada dia”.