Um munícipe procurou Eliezer Casali para contar sobre três unidades próximas a sua que estão atualmente desabitadas
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Os moradores do bairro Boa Vista se mudaram para suas novas residências desde o fim do ano passado, porém, nem todas as pessoas que foram contempladas no sorteio foram para o local.
Durante a sessão da Câmara na noite de ontem, o vereador Eliezer Casali levou para a tribuna uma denúncia de que um munícipe fez a ele. “Venho aqui falar sobre um assunto que já foi debatido algumas vezes, mas no domingo uma pessoa que está morando no bairro veio me falar de três casas próximas a sua que estão vazias, inabitadas”, disse.
Eliezer comentou que em Votuporanga há uma carência de aproximadamente oito mil casas para população de baixa renda. “Isso é um absurdo, a Prefeitura faz parcerias com o Governo Federal, constroem as casas, as pessoas são sorteadas e não vão habitar a casa. O que eles fazem, colocam nas residências alguns móveis, acendem a luz durante a noite para parecer que tem gente, aí a luz fica acesa, provando que não mora ninguém lá”.
De acordo com o vereador, a pessoa que fez a denúncia irá apontar quais são as casas e ele vai procurar meios para que seja feito uma investigação. “Temos uma denúncia séria, isso é um absurdo, vamos contatar a partir de amanhã [hoje] a Secretaria competente, e o setor de habitação da Prefeitura para que possamos averiguar isso, pois é uma falta de respeito”, disse.
Em um aparte, o vereador Douglas Lisboa também falou sobre o assunto. “Como é bem sabido já levantamos esse assunto anteriormente sobre o bairro Monte Verde e, agora, está acontecendo no Boa Vista. Essas pessoas que não moram nas casas elas pedem para que os vizinhos assinem uma declaração dizendo que ele mora na casa, para depois ele provar isso. Não sei se eles pagam esses vizinhos, mas temos que conscientizar essas pessoas de não aceitarem isso e sim denunciar quem não está utilizando as casas”, falou.
Eliezer ainda contou que a intenção de muitas dessas pessoas é a de vender a casa futuramente. “Tem muita gente desempregada que muitas vezes pode ser despejado por não poder mais pagar aluguel e que precisa dessa casa e outras fazendo essa malandragem”, disse.