Trabalho será apresentado no IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, que acontecerá na Georgetown University, em Washington, nos Estados Unidos
O trabalho sobre o game educacional “Lísias”, desenvolvido pela equipe de Educação a Distância (EAD) da Unifev, será apresentado durante o IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, que acontecerá em agosto deste ano, na Georgetown University, importante Instituição de Ensino Superior, localizada em Washington, nos Estados Unidos.
Selecionado entre diversas propostas vindas de diferentes partes do mundo, o artigo denominado “Ludificação no ensino da leitura e produção textual: Lísias” descreve a produção do jogo, que integra o material do curso de Leitura e Produção Textual, oferecido aos alunos da Unifev.
Segundo a coordenadora do EAD, Profa. Ma. Nínive Daniela Guimarães Pignatari, também responsável pelo projeto didático, fundamentação teórica e criação do Lísias, owebgame desenvolve a capacidade de argumentação. “Estamos orgulhosos pela aprovação e, principalmente, porque esse trabalho, realizado em equipe, amplia as competências para a leitura e a produção de textos, essenciais para o crescimento intelectual dos estudantes”, explicou a docente.
Nínive também afirmou que o jogo é importante para o letramento dos participantes, pois estimula a análise, a leitura crítica de textos e o reconhecimento das falácias (erros lógicos) comuns no processo de argumentação.
“O nível de dificuldade cresce a cada fase, requerendo escolhas, atenção e raciocínio. O trabalho inova ao agregar ludicidade ao ensino de conteúdos disciplinares, permitindo que o aprendizado ocorra de modo contextualizado e com prazer”, disse.
O código do jogo Lísias foi elaborado pelo engenheiro da computação Eric de Oliveira Freitas e o projeto visual pelo colaborador Bruno Bertoldo Colevati.