Vítimas deixaram Santa Casa de Votuporanga, ontem
Dois irmãos, um menino de um ano e uma menina de dois, que beberam querosene na última quarta-feira (6) em Cardoso, tiveram alta do hospital. Eles estavam internados em observação na Santa Casa de Votuporanga desde o ocorrido, mas foram liberados ontem à tarde.
Segundo informações dos Bombeiros, as crianças estavam na casa da avó quando teriam pego o produto e tomado. Elas foram socorridas ao Pronto Socorro da cidade. De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, as crianças chegaram consciente e foi feita uma lavagem gástrica para a retirada do produto. “Não temos noção da quantidade, mas acho que por sorte elas chegaram a tomar uma dose pequena de querosene”, afirmou o médico Flávio Barreque.
Depois do atendimento, as crianças foram levadas para a Santa Casa de Votuporanga, onde permaneceram em observação até serem liberadas.
Como prevenir
Várias medidas podem ser tomadas para evitar que a criança se intoxique. O primeiro cuidado é manter longe do alcance das crianças quaisquer medicamentos e produtos de limpeza que tiver em casa. Mantenha também perfumes, cremes, inseticidas e combustíveis sempre no alto.
Separe e feche armários fora do alcance das crianças com medicamentos, bebidas alcoólicas, produtos domésticos e de limpeza. Não retire os rótulos e mantenha a bula no local. Se, por ventura, forem ingeridos, é possível identificar os sintomas mais rapidamente. Plantas também podem ser tóxicas. Conheça as que você tem em casa e as dos vizinhos para saber se elas são ou não tóxicas. É bom ensinar as crianças que não se devem colocar plantas na boca. Na hora de medicar a criança, nunca ofereça como se o remédio fosse atrativo ou confundi-los como se fossem doces. Ao identificar o consumo, socorra a criança imediatamente. Remédios caseiros e automedicação podem ser perigosos.