O Banco de Leite Humano está localizado à rua Santa Catarina nº 3890 – Patrimônio Velho
Letícia com o filho Davi Lucca e o marido Elton Brandini
Isabela Jardinetti
A jovem Letícia Fernanda Suda Brandini, de 22 anos, é mãe pela primeira vez e faz doações de leite humano desde quando seu filho, Davi Lucca, de dois meses, nasceu. Os frascos de leite são encaminhados para as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatais de Votuporanga e Jales.
“Logo que ele nasceu eu tinha muito leite, tenho até que tirar para ele conseguir mamar. Como soube que o pessoal da Secretaria vem buscar em casa, para mim não foi incômodo. Eles vêm toda semana buscar os frascos cheios e trazem mais vazios para eu ir enchendo”, contou.
Letícia doa em média seis frascos de leite por semana. “Vou continuar fazendo estas doações até enquanto eu tiver leite. Infelizmente, não é toda mãe que tem o leite, então me coloco no lugar delas e faço a minha parte”, disse.
O marido da jovem, Elton Brandini, sempre apoiou a esposa desde o começo. “Ele até me ajuda a ir guardando os frascos. Ele também se sente contente com esta ação que realizo”.
De acordo com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano de Votuporanga, Maria Alice Guimarães Riva, toda mãe saudável pode fazer as doações. “Na primeira vez que a mãe for doar, é necessário que ela se dirija ao Banco de Leite Humano, para que a mãe e o bebê possam ser avaliados pela equipe. A doação é um ato sempre muito importante, pois o número de bebês internados na UTI Neonatal varia muito”, disse.
O Banco de Leite Humano está localizado à rua Santa Catarina nº 3890 – Patrimônio Velho e atende pelo telefone 3405-9787 ramal: 9711, das 7h às 17h.