A Santa Casa de Votuporanga ligará nesse sábado, dia 9 de maio, às 9h, os aparelhos de ar-condicionado no SUS – Sistema Único de Saúde, em uma cerimônia na praça da instituição. A conquista foi possibilitada por meio de uma campanha lançada em 2014, junto com uma revista institucional.
O hospital atende quase 500 mil habitantes, de 53 cidades, em alta complexidade.
Empresários e comunidade local e regional contribuíram com doações em um boleto e a arrecadação visou levantar recursos para a compra dos aparelhos, troca do gerador, adequações nas instalações elétricas e para as obras necessárias. Foram contempladas as alas A, B, C (Maternidade), D (Pediatria), E e H (Diálise) e demais setores do SUS, em um investimento de quase R$ 300 mil.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, quer a presença da população na cerimônia, visto que o projeto está se concretizando graças às doações que o hospital recebeu. “A entidade agradece mais uma vez o apoio da comunidade e contamos com a presença de todos”.
Dornelas destacou ainda os benefícios do investimento. “Mais do que conforto, isso significa cuidado diferenciado para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Poderemos dessa forma, oferecer acomodações mais humanizadas aos nossos pacientes do SUS e ainda contribuir com a melhora de seu estado clínico, pois é de ciência de todos que Votuporanga está localizada em uma região quente, onde as altas temperaturas predominam na maior parte do ano, chegando, constantemente, aos 40 graus e uma pessoa doente sofre com isso e pode até mesmo piorar”.
A instalação seguiu etapas de forma que os atendimentos não fossem prejudicados. A primeira foi a ampliação do fornecimento de energia elétrica, com a instalação de um novo transformador e a substituição de um antigo. Em seguida novas instalações elétricas foram distribuídas pelo hospital para o fornecimento de energia. Essa etapa foi conduzida pelos profissionais do setor de Manutenção da Santa Casa, com a finalidade de reduzir custos.