Votuporanga será representada pela bióloga e interlocutora do programa da Saev Ambiental, Simone Neiva Rodella
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Cerca de 131 municípios que pertencem a Bacia hidrográfica do Turvo Grande, de São José dos Dourados e do Baixo Tietê se reúnem em Nhandeara na manhã de hoje para mais uma reunião do ciclo de capacitação do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O encontro acontecerá no Esporte Clube Nhandeara, situado na Rua Antônio Belchior Silveira, n°959, das 8h às 16h.
A bióloga da Saev Ambiental e interlocutora do programa pelo terceiro ano consecutivo, Simone Neiva Rodella explicou que este encontro faz parte das orientações para o prêmio 2015. “Na semana passada houve o lançamento em São Paulo e agora começam as reuniões regionais. A Secretaria lança uma resolução com as ações que tem de ser desenvolvidas no município e toda a metodologia para concorrer ao prêmio”, contou.
No ano passado, Votuporanga conquistou o 2º lugar no selo de município Verde Azul no estado de São Paulo. “Estamos confiantes este ano para conseguirmos mais uma boa colocação”, disse Simone.
Como novidade o ‘Município Verde Azul’ apresenta este ano novos parceiros, que terão importante papel nas atividades municipais, como a Secretaria Estadual da Saúde, que desenvolverá ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos, para inibir a expansão da dengue; Defesa Civil do Estado, que treinará agentes públicos municipais para fazer o levantamento das áreas de risco e planejar ações preventivas. E ainda a Subsecretaria Estadual de Mineração, com a tarefa de incentivar o diálogo entre os municípios em busca de uma forma que diminua os passivos ambientais decorrentes da atividade.
O programa conta com a participação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
Lançado em 2007, o programa reuni 611 cidades, avaliadas em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.