Junior Marão revelou que projeto para desassoreamento da represa já foi protocolado junto à Cetesb
Isabela Jardinetti
A Saev Ambiental promoveu na manhã de ontem o evento “Vida ao Marinheirinho”. A secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Faga Iglecia esteve presente e elogiou os trabalhos realizados em Votuporanga.
“Este projeto Vida ao Marinheirinho casa muito com as prioridades da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, entre elas a que falo que é a número zero é a preservação ambiental e a restauração ecológica. Este programa é muito importante, pois se trata de um benefício que será sentido a longo prazo, é deixarmos um presente para as futuras gerações”, falou.
Também estiveram presentes o representante da ANA (Agência Nacional de Águas), Evandro Andrade Moreira, o promotor de justiça, Marcos Seabra, o gerente da Caixa Econômica Federal, João Dácia, o coronel da Polícia Ambiental, Rogério Xavier, o ex-deputado, João Dado, o vereador Jurandir da Silva representando a Câmara, além do superintendente da Saev, Oscar Guarizo e do gestor de meio ambiente, Gustavo Gallo.
O prefeito Junior Marão fez questão de lembrar que a conquista deste programa deve beneficiar outro projeto que é o desassoreamento da represa. “Sem dúvidas Votuporanga é um exemplo com este projeto, que tem como principais protagonistas os produtores rurais. A segunda etapa agora que todos esperam é o desassoreamento da represa. Já protocolamos o pedido junto à Cetesb e estamos aguardando para dar início”, disse Marão.
Ações
Entre as ações já realizadas dentro do programa estão: a recuperação e proteção de 21 nascentes, 8.460 mudas plantadas, 2.890 ha. de área de abrangência, dois programas de educação ambiental, dois projetos de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) implantados, sendo 17 proprietários e 32 nascentes com contratos assinados.