Durante seu discurso na tribuna, André Figueiredo criticou a quantidade limitada de atendimentos
O vereador André Figueiredo (SDD), na sessão de ontem da Câmara Municipal, apresentou um requerimento com dados sobre as solicitações médicas para exames de endoscopia por meio do SUS em Votuporanga. De acordo com o documento respondido pela Prefeitura ao vereador, a Secretaria de Saúde tem atualmente 1.140 solicitações médicas para endoscopia. São ainda em média 100 solicitações por mês para apenas 50 vagas para o mesmo período para este tipo de exame, no SUS, referenciado pela Atenção Especializada ao Município.
Durante seu discurso na tribuna, André Figueiredo criticou a quantidade limitada de atendimentos. "Isto é inaceitável, apenas 50 vagas é muito pouco para uma cidade de quase 100 mil habitantes. Tem muitas pessoas que precisam deste exame e não conseguem, estão na espera há muito tempo", cobrou o vereador do Solidariedade.
De acordo com a Prefeitura, "o tempo de espera de cada paciente depende de sua Classificação de Risco Ambulatorial, identificada pelo médico responsável pela solicitação do exame".
Segundo André Figueiredo, ele agora irá convocar a secretária de Saúde, Fabiana Parma, para prestar esclarecimentos sobre a situação. "Não é só apenas o caso do exame de endoscopia, também temos o ultrassom, entre outros. Vamos convidar a secretária para saber como o município pode ampliar este atendimento", declarou.
Projetos
Os vereadores aprovaram as propostas de abertura de crédito adicional de R$480 mil para a construção de uma nova unidade de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no município; o nome de Gilberto Deroide para a atual rua Projetada 29, localizada no no Loteamento Belo Horizonte II; e o Título de Cidadão Votuporanguense ao delegado Ali Hassan Wanssa.