Pesquisa realizada recentemente por sincato mostra que município tem o melhor desempenho em novos empregos na região
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O índice de empregabilidade na construção civil em Votuporanga e região está melhor que o brasileiro. De acordo com uma pesquisa do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas), o Brasil teve queda de 0,68% no setor no mês de março em comparação a fevereiro. Já Votuporanga tem 1.525 trabalhadores registrados, com 51 novas contratações em março, aumento de 3,46% em relação a fevereiro.
A região reverteu os resultados negativos de fevereiro e voltou a contratar em março. O saldo entre contratações e demissões fechou com saldo positivo de 333 novas vagas, o que representa crescimento de 1,08% em relação ao mês anterior. Votuporanga e seus municípios vizinhos têm 31.054 trabalhadores formalmente registrados no setor.
No país, saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 22,3 mil trabalhadores com carteira assinada. No trimestre, o saldo negativo soma 64,2 mil vagas, indicando queda de 1,95% em relação a dezembro. Com isso, ao final de março o número de trabalhadores do setor totalizava 3,253 milhões. Em relação a março de 2014, foram fechadas 296,9 mil vagas (-8,36%).
“A rápida deterioração do nível de emprego no primeiro trimestre requer medidas urgentes do governo para reverter esse quadro. É preciso agilizar novas concessões na infraestrutura, bem como lançar a fase 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida. No setor imobiliário, diante do próximo esgotamento dos financiamentos com recursos da Poupança, será necessário reforçar a concessão de crédito por meio de novos instrumentos financeiros”, comentou o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.