Secretário afirma que o setor tem garantido a sustentabilidade do Brasil apesar das dificuldades econômicas vividas recentemente
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Em Votuporanga ontem para um evento sobre a prevenção da influenza aviária, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, falou ao A Cidade sobre a agricultura nacional diante da crise vivida no país. Para ele, é o setor que tem garantido a sustentabilidade do Brasil.
“A agricultura ainda resiste a uma dificuldade econômica no Brasil. A estimativa é que a atividade seja reduzida 1,8% neste ano no país e o Governo Federal não pode se esquecer do setor que mais o ajuda, que é o agrícola”.
Para Jardim, o Brasil teve dois fatos importantes recentemente. “O anúncio do Plano Safra, feito no começo de junho, em cima da hora da preparação dos produtores para o plantio do segundo semestre, com a manutenção de volume de crédito. Ficará entre 8 e 8,75% a taxa das diferentes linhas de crédito. O problema é que PIS, programa de implementos, vai financiar apenas 70% do valor, o restante fica por conta de um complemento oferecido pelo banco, que não vai oferecer juros a menos de 14%, a média vai ficar bem alta. O Governo Federal lançou ainda o Novo Plano de Defesa Agropecuária, muito mais uma declaração de intenção que qualquer outra coisa, já que não tem metas nem planos de prazos”.
São Paulo
O secretário disse que o setor de cana-de-açúcar sofre uma crise no país, mas recebeu um apoio com o aumento de 25% para 27% de álcool no combustível, com um consumo adicional de um bilhão de litros. Além disso, os carros flex passaram a integrar o programa Inovar Auto, para melhorias aos motores.
“O presidente dos Estados Unidos informou que o mundo vai investir em energia renovável, enquanto isso, o Brasil está recuando no setor. Precisamos retomar os investimentos”.
Outro problema apontado pelo secretário são as doenças no setor de citricultura. “Temos incentivado um pacto para redefinir as estratégias no combate às doenças e também reativamos a Câmara Setorial da Citricultura que promove ações importantes para o consumo da laranja”.
Região
De acordo com o secretário, a região de Votuporanga se destaca na produção de peixes, citricultura, cana-de-açúcar e outros. São 5.394 propriedades agrícolas, sendo 3.792 pequenas propriedades que ainda se dedicam à bovino cultura de leite.