Número soma as 395 aplicadas pelos agentes da Prefeitura e as 670 da Polícia Militar da cidade; multa é de R$85,13
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Conforme avança a tecnologia, cresce também a quantidade de aplicativos para os celulares, que chamam cada vez mais atenção para a infinidade de opções de uso. Para o motorista que decide dirigir e usar o aparelho ao mesmo tempo, tudo isso se torna um perigo. Além das campanhas realizadas nos meios de comunicação, uma outra medida de conscientização dos males que esta atitude pode trazer ao trânsito é a multa. Em 2015, centenas de donos de veículos já foram penalizados na cidade, os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança aplicaram 395 infrações e os policias militares mais 670 até o mês de maio, uma média de 213 por mês.
Em todo o ano passado, foram 2087 multas aplicadas pelos agentes de trânsito e 914 pelos policiais militares, cerca de 250 ao mês.
A infração é considerada média e rende ao motorista quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$85,13.
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Votuporanga, capitão Édson Fávero, o uso de celular ao volante faz parte do rol de infrações de trânsito que têm sido fiscalizadas com rigor no município.
“Uso de celular ao volante, não utilizar cinto de segurança, excesso de velocidade e dirigir sob influência de álcool. É importante a população saber que o código de trânsito permite ao agente fiscalizador fazer a autuação de trânsito, mesmo nos casos em que não é possível abordar o infrator (artigo 280 § 3º do CTB), o que ocorre em grande parte dos casos em que o agente fiscalizador está a pé e o veículo em movimento”, esclareceu.