Estiverem Kelly Almeida e os técnicos Arthur Garcia, Alexandre Tresso e Wilson Poloni
A CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Votuporanga participou no começo do mês do II Encontro OPO (Organização de Procura de Órgãos) - CIHT Hospital de Base, em São José do Rio Preto. O evento visou discutir estratégias de melhorias das captações e transplantes na região e país. Participaram a coordenadora de enfermagem da Comissão, Kelly Almeida, e os técnicos de enfermagem, Arthur Garcia, Alexandre Tresso e Wilson Poloni. A programação discutiu sobre transplante de rins, financiamento da área, morte encefálica, comunicação, atual realidade, entre outros temas.
“Foi de extrema importância a presença dos membros da CIHT da Santa Casa de Votuporanga no II Encontro OPO, principalmente, por podermos participar desse processo de discussão, contribuindo e também adquirindo novos conhecimentos, esclarecendo dúvidas para a melhoria da qualidade do serviço da CIHT e para conscientização da população sobre a doação de órgãos”, destacou Kelly Almeida.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, ressaltou que a busca por conhecimento é fundamental. “Prezamos no hospital a capacitação de nossas equipes para, dessa forma, oferecer o melhor atendimento possível. Para a CITH, esse processo não é diferente, pois a abordagem feita com a família exige técnica e a efetivação significa que uma vida está sendo salva.”
Habilitada desde 2012 para a realização de captação de órgãos, a Comissão, vinculada a OPO-SJRP, completou em 2015 três anos de serviço. O primeiro procedimento foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2012 e a partir disso, mais pessoas foram sensibilizadas a doar e salvar vidas. Nos dois primeiros anos foram 141 entrevistas com 55 captações de córneas, enquanto em 2014 foram 67 entrevistas com 31 captações. Além disso, a Comissão promoveu no dia 1º de fevereiro de 2015 a primeira captação de múltiplos órgãos. A doação incluiu as córneas, rins e fígado. Esse ano, até o momento, já foram 36 entrevistas e 21 captações.
A Comissão conta ainda com a coordenadora médica, Dra. Bernadete Campos Barth, Dra. Lara Galvani Greghi e Dra. Ligia Duarte Tellis, os enfermeiros Bruno Chiqueto e Michele Ferreira. As médicas envolvidas integram a Comissão desde o seu início.