Lideranças ressaltam a importância de discutir estratégias para garantia de direitos das pessoas de terceira idade
A Prefeitura de Votuporanga e o Conselho Municipal do Idoso realizaram nesta quinta-feira (25/6) a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Votuporanga, no Centro Social. Sob o tema central “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”, lideranças debateram a qualidade de vida para a terceira idade.
Representando o prefeito Junior Marão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, disse que os idosos são atuantes na sociedade. “As escolas devem ensinar para as crianças a contribuição da pessoa da terceira idade na história de uma cidade, de um país”, afirmou.
A coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Nilza Moreira Alves, representou a titular da pasta de Assistência Social, Marli Pignatari, que está em viagem, no evento. “Foram criadas regulamentações, normas, Estatuto do Idoso para garantir os direitos dos idosos. Se não for por lei, não são cumpridos”, disse.
Já o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, afirmou que a pasta recebe denúncias de maus-tratos com a terceira idade. “Encaminhamos para o Disque 100”, falou.
A Conferência discutiu assuntos relevantes para o envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso. Participaram ainda da reunião a presidente do Conselho, Elisabeth Fullas; o promotor Marcos Seabra e o vereador Douglas Lisboa.
Na programação, houve apresentação da rede de serviços de políticas públicas para a terceira idade. O médico sanitarista e especialista em saúde pública, Antônio Caldeira, fez uma palestra. Em seguida, grupos se reuniram para debater gestão; financiamento; participação e Sistema Nacional de Direitos Humanos.