Confirmados Demônios da Garoa no dia 7 e Zélia Duncan no dia 15; o autor homenageado em 2015 será Manoel de Barros
Junior Marão, Silvia Stipp e a coordenadora do Fliv Cibeli Moretti
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Fliv (Festival Literário de Votuporanga) chega ao seu 5º ano em 2015, e a programação do evento será distribuída entre os dias 7 e 15 de agosto, fazendo parte do calendário do aniversário de 78 anos do município. Na abertura, já está confirmado o show de Demônios da Garoa e, para o encerramento, a apresentação da cantora Zélia Duncan.
A Prefeitura realizou na tarde de ontem uma coletiva para oficializar o lançamento do festival, que tem se consagrado como um dos melhores do interior paulista. O prefeito Junior Marão disse que quer que o evento deste ano seja ainda melhor do que em 2014.
“No momento de crise que vivemos, entendemos que este vai ser um grande festival, mas só pelo fato de estimular a literatura, será muito importante. Foi uma semente que plantamos lá atrás e que ela possa a cada ano deixar um legado para as próximas gerações”, falou.
A secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, revelou o autor a ser homenageado este ano será Manoel de Barros, poeta brasileiro que faleceu em novembro de 2014. “Novamente será realizado nos espaços da Concha, da Praça Cívica, Praça da Matriz e também vamos utilizar a Praça Fernando Costa para inserir arte e gastronomia”, contou.
Outra novidade que a secretária revelou foi que a Semana do Bebê, realizada pelo projeto da primeiríssima infância, vai ser feita na mesma época. “Vamos ter atrações de zero ano até sem limites de idade. Queremos facilitar o acesso à cultura para todos, mas focar no público infanto-juvenil”, disse.
A coordenadora do Fliv, Cibeli Moretti ressaltou a importância de se trabalhar principalmente com as crianças e os adolescentes. “Eles representam quase metade do público que prestigia o evento, além do que, o intuito do Fliv é formar leitores, então declaradamente é este público que queremos atender”, falou.
Sobre a programação completa, eles informaram que ainda está sendo fechado, e que na primeira quinzena de julho será revelado tudo. “No ano passado conseguimos acertar em cheio o gosto da população, e este ano queremos novamente atender todos os tipos de público, para quem gosta de sertanejo, de rock, de clássico, entre outros. Mas no dia 8 de agosto, queremos que seja a principal atração, ou uma das principais”, disse o prefeito.
Data
Marão disse que o Fliv pode entrar definitivamente para o calendário do aniversário de Votuporanga. “Primeiro tínhamos um receio no ano passado das pessoas não gostarem da mudança, mas muita gente aprovou. Primeiro porque é um evento de portas abertas, com shows de qualidade e que também incentiva a leitura”, contou.
O prefeito também manifestou o seu desejo de que o Fliv possa se tornar algo definitivo para acontecer todos os anos. “Espero que o festival, independente do prefeito que estiver aqui, que ele siga, que deem continuidade neste projeto. Acredito que qualquer prefeito vai querer continuar, principalmente por ser algo tão positivo para a cidade”.
Sobre o Fliv
Em quatro edições, o Fliv registrou um público de mais de 160 mil pessoas, atingindo aproximadamente 40 municípios próximos a Votuporanga.
O festival tem em sua programação nomes da literatura nacional, shows, oficinas, mesas de debate, capacitação para professores, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros para as crianças, além de espetáculos de teatro, dança e música.