Contador da Prefeitura fez uma estimativa da receita do município em encontro que reuniu vereadores e professores
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Os investimentos na educação no município podem chegar a R$90 milhões em 2024, de acordo com estimativa da contabilidade da Prefeitura de Votuporanga. De acordo com o contador Deosdete Vechiato, neste ano a administração está investindo R$50 milhões.
“Projetamos um crescimento na receita de 5% ao ano, na verdade este aumento é de 6%. É claro que esta é uma projeção, tendo por base também que os municípios são responsáveis em investir 25% de seu orçamento na educação. Porém, Votuporanga investe quase 28% e esse ano provavelmente também será de 28% o percentual de verba para a área”, disse.
Professores e diretores de escolas públicas também estiveram presentes na audiência pública que debateu o Plano Municipal da Educação. O encontro foi na noite de quarta-feira e também contou com a presença da secretária Silvia Rodolfo, de vereadores, do diretor da Escola Municipal Renner Wiliam Silva - da equipe técnica que elaborou o PME.
O objetivo da audiência pública foi garantir uma participação efetiva da comunidade no que tange ao estabelecimento de um planejamento duradouro para a área da Educação, de forma que seja possível e viável, ao longo de uma década, a solidificação das políticas de valorização desse segmento em todas as suas vertentes. Os debates ocorreram de forma democrática e participativa tanto da plateia, como os vereadores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação.
De acordo com Renner, esta audiência serviu para consolidar ainda mais as propostas do plano. “Ele já passou por diversas etapas, mas sempre de forma democrática com a participação de toda comunidade. E nesse processo todo o documento foi se moldando para que com mais contribuições possa ser melhorado e possa refletir o que Votuporanga espera para o seu município”, disse.
Entre as 20 metas do plano está a universalização da educação infantil na pré-escola (4 a 5 anos de idade), no ensino fundamental (6 a 14 anos), além de atender a toda a população de 14 a 17 anos, erradicação do analfabetismo absoluto, promover qualidade da educação básica, valorizar o profissional do magistério, entre outros.