Levantamento de maio aponta que existiam 64 pedidos e, em contrapartida, 204 vagas abertas
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Educação de Votuporanga está com o problema de falta de vagas em creches equilibrado. Um balanço feito pela pasta no dia 25 de maio aponta que existiam 64 pedidos e, em contrapartida, 204 vagas disponíveis.
O ofício foi uma resposta a um requerimento do vereador André Figueiredo, que pedia a informação de qual a demanda reprimida com relação às vagas nas creches do município e a previsão do atendimento da demanda.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou que os pais ou responsáveis que preferem aguardar na escola de sua preferência somente terão suas vagas disponibilizadas na desistência de algum aluno, pois as unidades escolares estão com o número adequado com relação educador/aluno para atendimento e, ainda, com relação ao espaço físico. “Os que preferem aguardar deverão ter paciência, porém temos vagas para oferecer em outras unidades escolares”, afirmou.
A Secretaria da Educação considera ainda que o problema de vagas em creches está equilibrado, já que o município possui espaço e vem atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
Atualmente, a cidade conta com 15 unidades de educação infantil, disponibilizando 15 vagas no Berçário II, 30 vagas no Maternal I, 10 no Maternal II, 58 na Pré-Escola I e 91 na Pré-Escola II, com o total de 204 vagas, de acordo com o ofício da Secretaria da Educação em 25 de maio de 2015.
Berçário I
Nas tabelas enviadas pela Educação, dos 64 pedidos, 24 são para a faixa Berçário I. Segundo a Secretaria da Educação, em um levantamento que foi feito, a maioria dos pedidos é para atendimento no segundo semestre, já que as mães encontram-se ainda em licença-maternidade.
A pasta informou também que para o segundo semestre está prevista a inauguração do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Luiza Giacomini”, no Monte Verde, que vai atender esses pedidos.