Guarizo informou em entrevista que o primeiro poço a ser perfurado será o do bairro Comerciários
Superintendente da Saev, Oscar Guarizo
Isabela Jardinetti
O superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, esteve na sexta-feira no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para esclarecer alguns detalhes da perfuração dos dois poços profundos em Votuporanga.
“Hoje, estamos aqui em um momento mais feliz, antes era tudo hipótese, mas agora concluímos todo o processo e no dia 22 de junho começam as obras. O primeiro poço a ser perfurado será da região do bairro Comerciários. A empresa fura um, depois os mesmos maquinários furam o outro lá no Monte Verde”, contou.
Ele contou que a média de perfuração é de três meses cada poço, então até o fim do ano estaremos com os dois poços perfurados. “Estaremos então lançando em breve a licitação para as obras complementares. Elas contemplam as caixas de água, tanto a semienterrada como a elevada, e todo o maquinário para isso, os motores e bombas e também toda a interligação desses poços”.
A interligação dos poços seria para sanar qualquer necessidade de falta de água. “É para que a gente tenha condição de transportar água de uma região para outra. Por exemplo, temos o poço no Pozzobon, se tem algum problema podemos abastecer aquela região com a água do poço do alto do Assary”.
Os dois poços que vão ser perfurados terão a mesma capacidade de armazenar água dos outros dois já existentes. “As caixas semienterradas podem armazenar 2 milhões de litro cada uma, já as elevadas cerca de 400 mil litros, essas elevadas na verdade servem par dar a pressão na água”, explicou Guarizo.
A água retirada em Votuporanga sai do aquífero Guarani em uma temperatura bem elevada. “Ela é retirada em torno de 50 graus e os encanamentos não suportariam essa alta temperatura, por isso junto dos poços nós temos que construir os resfriadores, assim como já tem nos outros poços”.
Oscar contou que a construção dos poços é um investimento pensado no crescimento da população. “São duas regiões que estão com um crescimento grande de loteamentos, por isso escolhemos estas duas regiões estrategicamente”.
O valor estimado do investimento é de R$22.974.813,09.