Espaço irá servir para orientar e controlar a entrada/saída de pessoas e veículos
Leidiane Sabino
O serviço de Emergência da Santa Casa atende a população de Votuporanga e mais 16 cidades da região, através do SUS – Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, onde a população estimada é de quase 200 mil habitantes. Para organizar o fluxo no local, o hospital está construindo um espaço que irá servir para orientar e controlar a entrada/saída de pessoas e veículos. O espaço também é uma adequação física para atender uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde, já que a Santa Casa de Votuporanga é classificada como um Hospital Estruturante, referência em saúde.
De acordo com o hospital, essa obra é para aprimorar o atendimento, deixando-o cada vez mais organizado, seguro, estruturado e resolutivo para atender os pacientes que chegam na Santa Casa de Votuporanga.
“O Pronto Socorro – Emergência, só deve ser buscado para atendimentos realmente graves, pois é para isso que o serviço existe e está preparado. A população da região deve buscar pelo atendimento básico em seus municípios, onde cada cidade possui estrutura própria. Em Votuporanga, existe à disposição da população os serviços de saúde como as Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família e os Consultórios Municipais. Além disso, há também a UPA – Unidade de Pronto Atendimento / 24 horas, o Mini-Hospital / 24 horas e ainda todo o suporte do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, através do 192”, informou a Santa Casa por meio de nota.
O hospital explicou ainda que atualmente, o serviço de Emergência SUS, atende uma média mensal de três mil pessoas, sendo que apenas 1/3 desses atendimentos são de fato casos graves e emergentes. O restante, são casos de menor urgência ou nenhuma urgência, que deveriam ser atendidos em outros serviços de saúde.
A assessoria de comunicação da Santa Casa ressaltou que o Serviço de Emergência da Santa Casa de Votuporanga continuará atendendo a população de Votuporanga, bem como a região.