Câmara vivenciou um momento histórico que foi votar as metas municipais para a área com a participação da sociedade
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Câmara Municipal de
Votuporanga realizou na
tarde de ontem a terceira sessão extraordinária do ano para a aprovação do Plano Municipal de Educação. Os vereadores elaboraram 20 emendas para serem incluídas junto às metas já traçadas no projeto de lei 81/2015.
Foi um momento histórico para a Casa de Leis, pois o Plano terá a validade de 10 anos, e contou com a participação da comunidade em sua elaboração. Uma conferência e uma audiência pública foram realizadas na Câmara para que todos pudessem colaborar com sugestões.
Todas as emendas apresentadas foram aprovadas em blocos, sendo: 1,3 e 5; 2,4 e 6; 7 e 11; 9,10 e 12; 13,14 e 15; 16,18 e 20. A emenda de número 19, de autoria do vereador Edilson Pereira Batista, foi retirada durante a sessão pelo próprio autor.
Emendas
Durante a discussão das emendas, Jurandir da Silva, o Jura, foi o primeiro a falar sobre o plano. “A Câmara Municipal de Votuporanga, diferente de outras cidades da região, conseguiu exercer o seu papel e fazer a interligação entre a sociedade e o Poder Executivo, o que foi extremamente produtivo. Quero agradecer muito a equipe da Secretaria de Educação que, de uma forma democrática, foi atenciosa para que se chegasse ao melhor produto deste plano. Mas venho aqui enaltecer o trabalho desta Casa de Leis, produzimos emendas que, com certeza, vão melhorar e muito esse plano municipal”, disse.
Eliezer falou sobre a sua emenda, que pede por um programa nas salas de aula para orientar as crianças e adolescentes sobre as drogas. “Baseado em um programa desenvolvido pela comunidade Nova Vida, sobre conscientização e combate ao uso de drogas, fiz esta emenda. Lá, os adolescentes são orientados de uma forma lúdica, envolvendo artes, teatro e uma conversa descontraída. O projeto se chama “Salva Vidas” e atende a centenas de crianças com sede ali no Centro Social. Ele tem dado um resultado fabuloso, nossa proposta é que esse programa possa integrar a grade da sala de aula dos alunos da rede municipal de ensino”.
Jura voltou a falar que a Câmara Municipal de Votuporanga, de uma forma incansável, também ajudou a elaborar o plano. “Isso aqui está envolvendo toda a sociedade de Votuporanga, por isso a emenda nº20, que institui que este Plano de Educação será acompanhado pela Câmara”, destacou.
Osmair Ferrari falou também sobre a participação da Câmara. “Sabemos que é um plano nacional, mas a nossa cidade saiu na frente, com esta Casa de Leis colaborando para a sua elaboração”.