Na prática, em todo o Brasil apenas 15,7% das cidades podem ser consideradas bem geridas, pois atingiram os conceitos A (Gestão de Excelência) e B (Boa Gestão)
Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado na última quinta-feira (18), mostra que Votuporanga está entre os municípios mais bem geridos do Brasil. A cidade recebeu o conceito Boa Gestão no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2015 e ocupa, hoje, a 51ª posição no Ranking Estadual, entre 629 municípios; e a 250ª no Ranking Nacional, considerando 5.243 cidades brasileiras. Votuporanga obteve 0,6856 pontos. O índice Brasil atingiu 0,4545 pontos (situação fiscal difícil).
Na prática, em todo o Brasil apenas 15,7% das cidades podem ser consideradas bem geridas, pois atingiram os conceitos A (Gestão de Excelência) e B (Boa Gestão). As demais têm problemas, sendo que 50,6% apresentam dificuldade e em 33,6% a situação é crítica. No Estado, apenas 24,5% atingiram os conceitos de Gestão de Excelência e Boa Gestão.
O estudo tem como ano-base 2013 e avalia a administração do dinheiro público nas prefeituras a partir de estatísticas oficiais, composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida pública e liquidez (restos a pagar). Enquanto Votuporanga obteve o conceito Boa Gestão, quase 800 municípios brasileiros foram reprovados por descum-prirem a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o teto de 54% para as despesas com o funcionalismo público.
A Firjan ressalta que a situação das contas municipais, em todo o Brasil, preocupa. Mesmo assim, Votuporanga evoluiu no ranking. No IFGF 2014 (ano-base 2012), o município ocupava a 311ª colocação no Ranking Nacional e a 71ª no Estadual.