Segundo o serviço, no mesmo ano, um único paciente retorna à Unidade de Pronto Atendimento de quatro a cinco vezes
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Cerca de 50% dos pacientes que procuram a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Votuporanga poderiam ser atendidos nas unidades de saúde. A classificação das pessoas que vão até o local é feita pelas cores verde, azul, amarela e vermelha e cada uma delas diz o nível de gravidade de acordo com o Protocolo do HumanizaSUS, do Ministério da Saúde.
De janeiro a junho deste ano foram atendidos 34.350 pacientes na UPA, sendo uma média de 5.750 por mês. A mesma pessoa retorna à Unidade de Pronto Atendimento de quatro a cinco vezes ao ano. Para manter o local em funcionamento, o investimento mensal na unidade é de R$360 mil.
Dos casos atendidos em 2015, 30% foram classificados pela cor verde. Ela determina os pacientes de prioridade três, tida como não urgente, podendo aguardar atendimento médico por até duas horas.
A cor predominante dos atendimentos aos 34.350 pacientes na UPA em 2015 foi a azul, com 50%. Ela que define os pacientes de prioridade quatro, são consultas de baixa e média complexidade, que podem aguardar atendimento médico por até quatro horas.
Apenas 10% dos casos atendidos são classificados pela cor vermelha, que significa prioridade um, EMERGÊNCIA, com necessidade de atendimento imediato. O paciente deve ser encaminhado imediatamente à sala de emergência.
Outros 10% são classificados pela cor amarela, que significa prioridade dois, URGÊNCIA, atendimento em até 30 minutos.
A Secretaria Municipal de Saúde destacou que a UPA incentiva o paciente a participar dos programas preventivos das unidades de saúde da sua referência e trabalha com aconselhamentos segundo os sintomas apresentados, além de realizar contato direto com a unidade de saúde para realizar acompanhamento mais próximo. Tudo isso, para evitar o congestionamento na Unidade de Pronto Atendimento, investir em saúde preventiva e evitando gastos com a curativa.