Emerson Pereira apresentou os números da sua pasta para os vereadores e comunidade local na Câmara Municipal
Isabela Jardinetti
A Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga realizou na tarde de ontem a primeira audiência pública na Câmara Municipal para prestar contas sobre as ações da pasta sobre o primeiro semestre de 2015. Durante o balanço, o secretário Emerson Pereira falou que o Caef (Central de Atenção ao Egresso e Família), que presta serviços aos presidiários e familiares, deve começar suas atividades em agosto.
“A Secretaria mudou de endereço, e a importância deste novo espaço é que a partir do mês de agosto o Caef entra em funcionamento junto com a gente no mesmo prédio. É uma parceria da Prefeitura, com a Secretaria de Segurança Pública e com o Poder Judiciário de Votuporanga”, contou.
Os trabalhos do Caef se concentram na regularização de documentos pessoais e situações jurídicas, além de apoio psicossocial e encaminhamentos específicos.
“Temos muitas famílias de presos em vulnerabilidade. E este local serve para auxiliar em penas alternativas, documentação de presidiários, e também um trabalho de ressocialização familiar, para que o egresso possa buscar uma capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho”, completou o secretário.
Foram 257 pessoas no primeiro semestre procurando a Secretaria de Direitos Humanos por algum auxílio sobre Sistema Prisional.
Números
Emerson também falou sobre os números de atendimentos realizados na Secretaria de Direitos Humanos. “De janeiro a junho, foram realizados 2005 atendimentos à comunidade que nos procurou. Destas, 595 foram muitas famílias em desespero nos procurando por que perderam seus empregos”.