Votuporanga Clube ficou lotado durante a abertura na manhã de ontem, com a presença de profissionais de 39 municípios
Junior Marão falou em transformar o Arranjo da Educação em um consórcio intermunicipal
Isabela Jardinetti
Votuporanga está sendo a sede de um importante evento para a Educação. A abertura do 3º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista aconteceu na manhã de ontem, no Votuporanga Clube com a presença de mais de 1,1 mil professores de 39 municípios da região.
O prefeito Junior Marão destacou o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo. “Por meio do Arranjo, nossa região conquistou um dos maiores Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil. Temos um ano e meio pela frente, antes de a nossa gestão se encerrar, vamos transformar o Arranjo da Educação em um consórcio, envolvendo os municípios da nossa região. Senhores e senhoras secretárias levem essa ideia aos prefeitos e vamos trabalhar para que isso vire realidade”, disse.
Também esteve presente na abertura, o vice-presidente da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), Antônio Carlos Macarrão do Prado, prefeito de Mira Estrela, que estava representando o presidente Jurandir Barbosa de Morais (Jura), prefeito de Nova Aliança.
Macarrão falou que a saída para o momento difícil de crise econômica que o país atravessa está na Educação. “Esse Congresso coloca em debate as habilidades e competências para a Educação. É nas salas de aula que surgem os talentos e formam os cidadãos. Quando a gente chega até aqui e vê um evento desse porte, isso nos estimula e dá vontade de continuar trabalhando. Parabéns aos profissionais da Educação, que resistem às dificuldades, que amam nossos alunos e que se dedicam para fazer um Brasil melhor”, declarou.
Na sequência, iniciaram os trabalhos com a palestra do diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação, Geraldo Grossi Júnior que falou sobre a importância da efetivação dos planos municipais de educação. Todas as cidades representadas no Congresso estão com os Planos aprovados e agora se dedicam a colocar as atividades em prática.
Logo após, a mesa redonda discutiu a organização curricular da educação básica com o sociólogo membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, César Callegari; Alícia Freijó Rodriguez, docente do Curso de Gestores da Unifran e diretora da FINI & FINI Educare; e a Maria Inês Fini, Consultora em Educação: Especialista em Currículo e Avaliação. No período da tarde, os professores foram recebidos na Cidade Universitária onde puderam participar de minicursos, oficinas e do café interativo com exposição de banners de boas práticas de educação.
Hoje, o Congresso segue, das 7h30 às 17h30, com uma extensa programação que será desenvolvida com atividades no Votuporanga Clube e Cidade Universitária. Serão cerca de 60 especialistas na área da educação coordenando palestras, seis mesas redondas, mais de 15 minicursos e 31 oficinas.
Mais de 1,1 mil profissionais da rede municipal de cidades como Jales, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Tanabi, Cardoso, Ouroeste, Nhandeara, General Salgado, Cosmorama, Álvares Florence, Pontalinda e Sebastianópolis do Sul, estão participando. Todos receberão certificado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP).
O Congresso tem o tema “Habilidades e Competências para a Educação”. A programação completa está disponível no site http://www.congressointereduca.com.br/