Arrecadação no primeiro semestre foi 9,85% maior em relação ao mesmo período de 2014, mas despesas também cresceram
Egmar Marão disse que Administração Municipal está empenhada em equilibrar as contas
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
De acordo com a Secretaria de Finanças, Controladoria e Modernização, as principais fontes de arrecadação municipais, quando somadas, apresentaram um crescimento no primeiro semestre de 9,85% em relação ao mesmo período de 2014.
Estes impostos são de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
De acordo com o secretário Egmar Marão, esse aumento na arrecadação não é suficiente para equilibrar as contas devido aos reajustes de energia elétrica (alta de 42,08%), combustíveis (elevação de 17,08%) e a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que chegou a 8,47%.
“Estes fatores impossibilitaram muitos de nossos fornecedores a manterem seus preços obrigando-os a repassarem o reajuste ao município, motivos que causaram dificuldades em cumprir os compromissos financeiros assumidos”, disse.
Egmar ressaltou que, como ocorre todos os anos, nos primeiros seis meses as receitas tendem a serem maiores do que no segundo semestre, onde invariavelmente ocorrem quedas. “Considerando o atual cenário econômico não podemos definir alguma melhora nas receitas e tão menos prever o que poderá ocorrer com as arrecadações no segundo semestre”.
O secretário enfatizou que a Prefeitura de Votuporanga está empenhada em equilibrar as contas. “Com ações de cortes rigorosos de despesas, folha de pagamento, Refis e outras medidas administrativas, que não afetam diretamente nos serviços prioritários como: Educação, Saúde e Assistência Social. Desta forma, acreditamos que podemos equilibrar as finanças do município”, finalizou.