A legislação atual prevê a obrigatoriedade do município em investir 30% do recurso recebido via repasse do FNDE em gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, o que pode chegar a R$ 500 mil
A Prefeitura de Votuporanga pretende expandir a participação de cooperativas, associações e produtores no abastecimento de gêneros hortifrutigranjeiros na merenda escolar, conforme determina a legislação e, para isso, reuniu representantes de todas as áreas da agricultura familiar. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Paço Municipal e teve a coordenação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini.
Participaram do encontro o diretor do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Carlos Alberto de Luca; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Fabiana Lopes de Almeida; o presidente do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo Guerche; representante da Secretaria da Educação – Setor de Alimentação Escolar, Gilberto Camargo; representante do Banco de Alimentos, Osvaldo Luiz Spegiorin Munhoz; presidente da Codafavo (Cooperativa da Agricultura Familiar), Américo Lopes Neto; Poliana Martins, nutricionista da Prefeitura; Wellington Garcia Peres, presidente do Sindicato Rural, Valdomiro Lopes presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da empresa Básic.
A reunião teve como objetivo discutir estratégias para que a compra da merenda escolar do município seja feita entre os agricultores locais, beneficiando assim, várias famílias. A legislação atual prevê a obrigatoriedade do município em investir 30% do recurso recebido via repasse do FNDE em gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, o que pode chegar a R$ 500 mil.
De acordo com Diogo, “Votuporanga cumpre as normas referentes à merenda escolar estabelecidas na lei, mas tem adquirido os produtos na região, uma vez que as entidades locais não tem conseguido fazer esse abastecimento.
Para o diretor da CATI Carlos Alberto De Luca, “é importante que cada produtor organize um plano de negócios, sabendo o que plantar, quando plantar, e como e quando colher”.