O recadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral
Isabela Jardinetti
A cidade de Votuporanga terá ainda no ano de 2015 o recadastramento biométrico, feito pela Justiça Eleitoral. A analista judiciária Julia Rossi, do Cartório Eleitoral do município, informou ao A Cidade que ainda não há datas confirmadas, mas que a previsão é que neste ano o processo seja feito na cidade.
“Agora em agosto vão três funcionários do cartório para o Tribunal Eleitoral de São Paulo fazer um curso. Lá vamos estar a par de como será feito o processo aqui, pois cada cidade tem uma realidade diferente”, disse.
O recadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
A zona que tiver todo o seu eleitorado recadastrado biometricamente estará apta a, na eleição seguinte à revisão, utilizar urna equipada com identificação biométrica, que somente é liberada para o voto após o reconhecimento das digitais do eleitor.
O recadastramento biométrico é feito com a utilização do chamado “Kit Bio”, composto de dispositivo de capturas de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).
Com o Kit Bio, a equipe treinada da Justiça Eleitoral realiza a coleta das impressões digitais, além de fazer a fotografia dos eleitores de maneira rápida e fácil. Um escâner de altíssima resolução permite uma leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.