Roberto Uehara disse que em São José do Rio Preto valores são mais baixos por promoções feitas pelas distribuidoras
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Câmara Municipal de Votuporanga promoveu na tarde de ontem de uma reunião com donos de postos combustíveis do município para avaliar a situação dos preços praticados aqui, que estão mais altos do que em outras cidades. O presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo) de Rio Preto, Roberto Uehara, esteve presente e explanou aos vereadores e população presente o porquê dessa diferença de valores.
Ele contou que a economia do país está em uma situação lamentável e as distribuidoras não estão vendendo o mesmo tanto que antes para os postos. E o que acontece é que as grandes distribuidoras como Ipiranga, Shell, BR, elas têm suas redes de postos e compram contratos futuros na Petrobrás, para abastecer por três meses.
“Elas fecham, por exemplo, R$100 milhões de litros, esse petróleo jorra todo dia, e o Brasil parou, a economia parou, mas o combustível é bombeado todos os dias, não se tem onde colocar ele mais. Com isso, as distribuidoras, fazem promoção para escoar esse combustível, então elas escolheram os grandes centros, como Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba”, explicou.
Ele contou que a multa de quem não retirar o combustível da Petrobrás é milionária, por isso as promoções são viáveis. “Ela pode perder faturamento em três, quatro cidades, mas no final do mês ela faz o mix e pronto, outros locais superam o déficit. O poder econômico é grande e ele manda. O país capitalista é isso, é assim com a Ipiranga, com a Shell, eles são poderosos, eles mandam”, disse.
Uehara ainda falou que a classe gostaria que o preço do combustível fosse tabelado, mas que o governo federal não tem interesse. “É impossível fazer aqui o preço que se pratica lá em Rio Preto, hoje é assim lá, porque as senhoras distribuidoras estão querendo, se amanhã elas falarem, acabou, acabou”.
O presidente do sindicato ainda contou que o preço é liberado para ser praticado do jeito que o empresário quer. “Se eu quiser colocar o litro da gasolina a R$10 eu posso, mas se fazer vou sair perdendo, então tenho que entrar na concorrência. Podemos colocar o que quiser, mas muito caro não vou vender e muito barato vou quebrar”.